O Ministério da Saúde anunciou o cronograma de imunização contra a gripe suína (H1N1). Serão 83 milhões de doses da vacina. A estimativa do governo é imunizar 62 milhões de brasileiros.
Haverá quatro etapas de vacinação, de 8 de março a 7 de maio. Caso ocorram alterações na situação epidemiológica ou na disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados numa quinta etapa.
1. Como será a vacinação contra a gripe A?
A campanha de vacinação será feita em etapas e estará voltada a públicos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, em consenso com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e 14 sociedades científicas e entidades de classe que representam profissionais de saúde.
A partir de estudos epidemiológicos, decidiu-se que no Brasil, além dos quatro grupos recomendados pela OMS - trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes e doentes crônicos -, também serão imunizados os adultos com idade entre 20 e 29 anos e crianças de 6 meses a 2 anos.
A partir de estudos epidemiológicos, decidiu-se que no Brasil, além dos quatro grupos recomendados pela OMS - trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes e doentes crônicos -, também serão imunizados os adultos com idade entre 20 e 29 anos e crianças de 6 meses a 2 anos.
2. Quando ocorrerá a campanha?
3. Pessoas com doenças crônicas precisam levar atestado médico?
Não. Apenas os adultos saudáveis com idade entre 20 e 29 anos precisarão levar um documento com foto para comprovar a idade.
4. Todos os estados brasileiros receberão as doses?
Sim. A vacinação contra a gripe pandêmica será realizada ao mesmo tempo em todo o país. Os 26 estados e o Distrito Federal receberão um número de doses proporcional à população dos grupos prioritários. Caberá às Secretarias Estaduais de Saúde distribuir as vacinas aos municípios, obedecendo ao mesmo critério.
5. Por que é preciso se vacinar?
No caso daqueles que trabalham no combate à pandemia, é importante para manter o funcionamento do sistema de saúde. Quanto ao restante da população que será imunizada, a vacina é importante para evitar uma doença que já provou ser muito perigosa quando se trata desses grupos de risco.
6. A vacina possui efeitos colaterais?
Até agora não foi observado nenhum efeito colateral grave associado à vacina. A maioria das ocorrências de efeitos adversos é leve - apenas dores no local da aplicação.
7. Há contra-indicação?
Assim como a vacina contra a gripe sazonal, a vacina contra a Influenza A não é indicada às pessoas que têm alergia a ovo.
8. Tomar a vacina contra a gripe suína elimina necessidade da imunização contra a gripe sazonal?
Não, a vacina contra a gripe H1N1 protege especificamente contra esse vírus, que é geneticamente distinto do vírus causador da gripe sazonal. Por isso, a campanha de vacinação de idosos acima de 60 anos contra a gripe comum ocorrerá normalmente na rede pública.
9. A vacina estará disponível em toda a rede pública de saúde?
As Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde vão definir os locais de vacinação - são 36.000 salas de vacina em todo o país. As pessoas dos grupos indicados devem comparecer às unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e documento de identidade. A vacina, na rede pública de saúde, é gratuita.
10. As clínicas particulares oferecerão a vacina?
As clínicas privadas poderão disponibilizar a vacina a toda população desde que as doses compradas estejam registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).Fonte: Ministerio da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário